Modelos de aparelho ortodôntico

 

Metálico Autoligável (aço inox)

Metálico Convencional (aço inox)

Estéticos (Porcelana ou Policarbonato)

Invisíveis (Invisalign)Invisalign.html

Removíveis


Os aparelhos extra-orais são comumente empregados para auxiliar na correção de uma série de problemas ortodônticos. Os aparelhos extra-orais são de vários tipos e, ao contrário dos aparelhos fixos, dependem totalmente da colaboração do paciente para que funcionem. Os aparelhos extra-orais são também conhecidos como aparelhos de ação ortopédica por auxiliarem no controle do crescimento dos ossos da face. Os mais comuns são:



· Extra-oral tração cervical

· Extra-oral tração alta

· Mentoneira

· Tração maxilar



O aparelho extra-oral de tração cervical é o mais utilizado pelos ortodontistas. Ele funciona exercendo uma força sobre os dentes posteriores da maxila, com o intuito de movimentar esses dentes para trás e também para controlar o crescimento da maxila. Ele é encaixado na extremidade intra-oral aos tubos dos molares superiores e na sua extremidade extra-oral a elásticos, que são então "esticados" pelo paciente até a tala cervical no pescoço. Exerce assim uma força horizontal na maxila do paciente.



O aparelho extra-oral de tração alta é muito semelhante ao cervical, sendo diferente apenas no ponto de aplicação de força dos elásticos, que está localizado próximo às orelhas. Ao contrário do extra-oral cervical, a direção de aplicação de força deste aparelho é no sentido vertical, permitindo um maior controle do crescimento, quando assim for necessário.






A mentoneira é um modelo de aparelho utilizado para a contenção de crescimento da mandíbula. Quando prescrita no momento adequado, a mentoneira é um excelente auxiliar para controlar o excesso de crescimento deste osso, diminuindo a projeção do queixo e auxiliando na manutenção de um perfil facial mais agradável.










Máscara facial


A máscara facial é utilizada em alguns casos onde existe uma deficiência esquelética maxilar. Apesar de não ser utilizada com freqüência, é um excelente auxiliar para corrigir mordidas cruzadas anteriores e as relações faciais características da Classe III, onde a mandíbula se encontra com tamanho normal, mas a maxila é pouco desenvolvida.


Ortodontia.html
VoltarOrtodontia.html
Clique aqui e conheçaInvisalign.html