A performance do sorriso

13 de janeiro de 2022

No senso comum, todos sabem a importância de praticar atividades físicas com regularidade. Profissionais da área da saúde reforçam os benefícios a curto e longo prazo e nos incentivam (ou prescrevem) atividades físicas como um investimento para a nossa saúde.

A sensação agradável da endorfina liberada quando praticamos atividades físicas gera a sensação agradável de bem-estar, mas quando exageramos, e forçamos demais os nossos músculos e articulações gerando dores e incômodos podendo gerar até lesões mais sérias de forma que, ao iniciar uma nova atividade física é fundamental contar com o acompanhamento de especialistas experientes e que entendam os nossos limites e possibilidades. O que muitas pessoas não sabem é que na hora de cuidar tanto do corpo e do sorriso existem alguns pontos muito semelhantes:

1- O primeiro passo é sempre um desafio. 

Assim como o início de uma nova prática esportiva, na hora de começar um tratamento odontológico, o começo é sempre mais difícil. É preciso disciplinar a mente e enfrentar os medos para superar a zona de conforto e alcançar os resultados que você espera.

Tanto na hora de iniciar uma rotina de atividades físicas quanto na hora de procurar pelo Dentista, temos diferentes motivações que podem nos ajudar a sair da nossa zona de conforto:

2- Devagar e sempre.

O valor da constância nos tratamentos

Começar é difícil, mas manter a constância exigida no processo pode ser ainda mais desafiador.

São pequenos hábitos necessários para cuidar do seu corpo e do seu sorriso. Mudanças na alimentação cotidiana ou estabelecer pelo menos 30 minutos para a prática de atividades físicas leves pelo menos duas vezes por semana pode ser mais assertivo do que escolher uma atividade física de alto impacto por mês que pode gerar lesões.

Na ortodontia, por exemplo, a tecnologia do Smart Track aplica uma força leve, porém contínua para movimentar os dentes na direção planejada pelo planejamento digital feito pelo ortodontista para alcançar o resultado previamente determinado através de alinhadores transparentes e discretos. Esta técnica pode ser mais assertiva do que aplicar uma força maior quinzenal ou mensalmente que afetarão a qualidade de vida do paciente.

3- A Tecnologia pode ser sua melhor amiga

Tecnologias podem otimizar o seu desempenho com conforto e versatilidade.

Com o acompanhamento mais preciso e personalizado é possível metrificar o processo para ter certeza que estamos no caminho certo para os resultados esperados. Na prática de atividades físicas, devices como os Smart watches captam seus sinais vitais para verificar que tudo está indo bem. Na odontologia, usamos aplicativos como o My Invisalign em que acompanhamos a evolução individual de cada caso para otimizar o tratamento.

Outro exemplo que pode reforçar o valor das tecnologias para cuidar do seu corpo e do seu sorriso de forma mais personalizada é o uso de balanças digitais de bioimpedância  que analisam a composição corporal incluindo a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura no contexto geral do seu peso, na odontologia os scanners intraorais como o iTero desempenham um papel semelhante ao criar uma versão em modelagem 3D da estrutura do seu sorriso, indicando os lugares de maior pressão e permitem uma maior previsibilidade do seu tratamento odontológico.

4 – Escolha um mentor experiente

Procure por um acompanhamento especializado personalizado

A tecnologia ou uma grande força de vontade dificilmente trarão os resultados que você espera sem o acompanhamento especializado. Seja para a prática de atividades físicas ou Dentistas para cuidarem do seu sorriso, há diversos profissionais disponíveis e dispostos a te acompanhar, mas para evitar lesões ou dores desnecessárias, busque por profissionais experientes, verifique suas credenciais, formação e referências de confiança.

5 – Não deixe para amanhã

Comece agora! Se você sente dores ou sua autoestima e autoconfiança estão sendo prejudicados por causa do seu corpo ou do seu sorriso, coloque isso como prioridade e procure por um profissional hoje mesmo!

*Coluna originalmente publicada na edição 247 da revista TOPVIEW.