A revolução do iTero nos tratamentos odontológicos

2 de fevereiro de 2022

O profissional da odontologia está totalmente vinculado à alta tecnologia nos dias atuais. Os novos equipamentos disponíveis no mercado estão revolucionando os tratamentos dentários, trazendo mais previsão e, principalmente, conforto aos pacientes.

Uma das principais novidades na área é o iTero, um scanner intraoral que substitui os incômodos moldes de massa, que sempre causaram desconforto e irritação ao paciente nos tratamentos, Esse equipamento é produzido em Israel, com parceria e desenvolvimento da Invisalign, empresa responsável pela fabricação de alinhadores invisíveis, que substituem os antigos aparelhos de ferro e que estão revolucionando a odontologia.

Um dos diferenciais do iTero é a precisão. O equipamento traz muito mais qualidade na captura de imagem dos dentes para fazer uma prótese, uma placa ou um aparelho ortodôntico, como o Invisalign. Em comparação a outros processos, como a moldagem, o iTero é muito superior em termos de precisão em tudo em que é utilizado. A imagem em 3D gerada pelo scanner intraoral pode ser usada em várias frentes e várias vezes.

Por exemplo, no primeiro escaneamento do sorriso do paciente, o equipamento mostra tudo o que está acontecendo: os desgastes, as retrações nas gengivas, a posição do dente, os toques da mordida, assim como a mastigação. Depois, com essas informações, é possível fazer algumas sugestões de modificação, mostrando como ficaria. É como um arquiteto apresentando um projeto de uma casa.

O scanner permite fazer simulações da posição do dente e o que ficará melhor, tanto pela beleza como pela função. Em outra aplicação, o escaneamento é feito em dois momentos diferentes do tempo – hoje e um ano depois, por exemplo. É feita a comparação dessas imagens para o paciente ter a percepção do que está acontecendo com o seu sorriso e os avanços do tratamento.

Infravermelho

O iTero possui, também, o recurso de imagem em infravermelho, com a qual é possível visualizar as cáries em estado inicial, ver uma cavidade, ou seja, antes que elas se formem, quando ainda estão escondidas aos olhos do dentista. Pelo infravermelho, diretamente no scanner e em tempo real, é possível avaliar como está a condição interna e, com isso, visualizar os problemas com antecedência e minimizar os desconfortos.

É importante ressaltar que não basta apenas ter a tecnologia. É necessário muita formação e estudo para poder usar da melhor maneira o iTero, pois o equipamento é mais um recurso ao profissional. A informação e a utilização do scanner de maneira sincrônica com o profissional da odontologia – seja na ortodontia, na parte restauradora, nos problemas periodontais –, é que vão garantir uma experiência positiva ao paciente. Para poder oferecer um maior conforto nos tratamentos dentários, a formação profissional também tem que estar no nível dos investimentos tecnológicos.

O iTero é utilizado na Delatorre Odontologia, localizada na Avenida República Argentina, 210, sala 906, no bairro Água Verde, em Curitiba. O funcionamento da clínica é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.