6 benefícios do escaneamento com Itero Scan para o paciente

3 de junho de 2018

Invisalign

tratamento ortodôntico

Vantagens

6 benefícios do escaneamento com Itero Scan para o paciente

Os avanços digitais também chegaram ao consultório do dentista — a novidade é o escaneamento odontológico (Itero), que permite a reprodução da mesma imagem dos dentes e gengiva em três dimensões e em cores reais, melhorando a comunicação profissional paciente e maior precisão nos trabalhos laboratoriais.. Em poucos minutos, o profissional faz o registro dos arcos, dentes, gengivas e oclusão, sem a necessidade da moldagem ou gesso, que é demorada, mais suscetível a erros e pode ser bastante desconfortável. Além disso, é possível fazer simulação e o paciente acompanha pela tela do computador o planejamento de cada opção. Quer saber como funciona o escaneamento odontológico com o Itero Scan e conhecer 6 benefícios para pacientes e dentistas? Acompanhe nosso post e entenda as vantagens dessa tecnologia!

1. Versatilidade

O escaneamento odontológico pode ser utilizado em uma variedade de tratamentos, como:
  • Invisalign e outros sistemas de Ortodontia;
  • simulações de opções de planejamentos ortodônticos;
  • saber onde estão as interferências oclusais e áreas com problemas grave de oclusão;
  • lentes de contato dental;
  • facetas de porcelana;
  • coroas;
  • alinhadores e bráquetes customizados;
  • próteses removíveis;
  • implantes dentários;
  • simulações de cirurgia;
  • placas noturnas.

2. Rapidez

Entre 3 a 5 minutos, o dentista consegue realizar o escaneamento intraoral, isto é, das arcadas superior e inferior, bem como o registro da mordida. Isso mesmo — de forma muito rápida, é possível obter todos os detalhes em três dimensões para o planejamento do sorriso. A tecnologia reduz as etapas dos tratamentos e possibilita o envio instantâneo do modelo digital, agilizando sua fabricação em impressora 3D.

3. Conforto para o paciente

O escaneamento odontológico traz comodidade ao paciente, pois elimina as etapas de produção do molde de gesso, que é menos preciso, provoca ânsia, engasgos e sensação de falta de ar. Além de muito rápida, a captura das imagens dispensa repetições, como acontece no procedimento tradicional com moldeira.

4. Simulação do planejamento

As imagens digitais permitem simular o planejamento de forma prévia e, num segundo retorno, de maneira mais completa. Assim, o paciente se sente mais seguro, pois visualiza na tela do computador a simulação do planejamento, mas, NÃO confunda isso com “simulação do resultado” afinal, um dentista faz planejamentos e jamais “professias”, ok?.

5. Mais precisão

Diferentemente da moldeira, que apresenta maior taxa de erros, o escaneamento digital é bastante preciso, pois a lente de alto alcance consegue escanear até mesmo regiões de maior dificuldade. Outra vantagem é que ele não exige que o paciente fique imóvel, isso porque as imagens são enviadas para um software, que elimina automaticamente as imagens tremidas. Dessa maneira, o planejamento do sorriso é feito a partir de imagens de alta definição e com todos os detalhes da boca do paciente.

6. Coloração exata

Com essa tecnologia, o dentista consegue trabalhar com a coloração nas restaurações, evitando “surpresas” ao final do tratamento. Isso porque o escaneamento faz a leitura de diferentes tonalidades dos dentes do paciente. Com isso, o planejamento do sorriso é facilitado com uma coloração mais natural, o que melhora a estética e autoestima das pessoas. Mas, lembrando que para que o tratamentos seja o melhor possível, a qualificação do dentista e a disciplina do paciente são fundamentais, logo só o escaneamento odontológico não garante nenhum resultado. Gostou de saber como a tecnologia digital está presente na odontologia? Fique por dentro de outros posts sobre estética e saúde bucal: é só enviar mensagem no nosso WhatsApp 41 99696-0323 e agende sua avaliação DIGITAL 3D!